3 aplicações essenciais para quem treina e faz dieta

Muitas vezes me procuram para eu aconselhar alguma aplicação que permita gerir uma dieta alimentar e treino com eficiência, então decidi escrever este artigo de opinião.

Existem várias opções, das que testei durante muito tempo, destaco as aplicações My Fitness Pal e Fat Secret para nutrição e Jefit para treino. Estas são as 3 aplicações de que mais gostei até hoje.

My Fitness Pal

Ao nível de nutrição, My Fitness Pal é a mais robusta, podemos usar apenas o site ou instalar a aplicação no telemóvel (android\ios), requer um registo de conta com e-mail válido.

Durante este registo podemos logo fazer uma série de cálculos automaticamente, nomeadamente o número de calorias necessárias para o nosso objetivo, registar pesagem atual, peso alvo, etc.

Contém uma base de dados online mais vasta, a possibilidade de copiar as refeições de outras datas para a data atual faz muito jeito, principalmente para aquelas pessoas que fazem uma dieta única com poucas alterações.

Mediante a nossa meta e valores introduzidos é-nos fornecido uma data prevista para alcançar o peso pretendido.

Fat Secret

Fat secretO Fat Secret tem uma base de dados online bastante grande e em português, podemos usar os alimentos já presentes na mesma assim como adicionar os nossos e partilhar com a base de dados ou não. Existe a possibilidade de criar receitas das nossas refeições.

No diário as nossas refeições estão divididas pelas principais informações, tais como calorias, proteína, gordura e hidratos de carbono.

Uma funcionalidade que me chamou bastante atenção foi o facto de podermos registar o exercício, descanso, horas de sono do dia, o qual nos diz a quantidade de calorias media gasta nessas atividades, ao final da semana dá-nos um balanço semanal.

Uma funcionalidade bastante interessante é o facto de a aplicação\site criar gráficos automaticamente dos nossos diários.

O facto de haver uma ligação direta entre o site e a aplicação do telemóvel permite-nos a qualquer momento sincronizar os dados e adicionar algo a uma dieta ou treino em tempo real, atualizando assim nas duas plataformas.

Jefit Pro

JetfitEm relação a treinos, o Jefit Pro é a aplicação que recomendo, não é perfeita mas anda lá perto.

Temos de criar uma conta no site deles, adicionamos os nossos valores físicos (todas as medidas do corpo podem ser introduzidas), existe uma base de dados online com imensos treinos já feitos, organizados pelos tipos de treino, número de dias por semana, etc…

A parte de elaboração de treino é fantástica, podemos criar o nosso próprio treino e podermos partilhar com a base de dados online para que outras pessoas possam descarregar e até votar, podemos definir os tempos de descanso, super séries, etc…

A aplicação de telemóvel tem opção de descarregar um pacote de animações a exemplificar os exercícios.

O site guarda uma series de dados, como mapa mensal de treinos que se efetuou, progressão de cargas, gráficos, possibilidade de enviar fotos de progressão, etc…

Em suma considero esta ser a melhor aplicação para treinos, e atualmente só encontro um defeito, a impossibilidade de fazer treino cardiovascular em HIIT.

Não posso deixar de referir que esta aplicação tem duas versões, uma paga-se um valor único pela aplicação Jefit Pro, outra opção é a versão Elite que sai bastante mais caro mas que fornece um maior leque de opções.

Utiliza alguma aplicação relacionada com treinos e dieta que não tenha sido mencionada neste artigo? Indique-a nos comentários.

 

Praticante de musculação recreativo. Trabalha como programador e nos tempos livres faz algumas pesquisas sobre dietas, suplementação, técnicas e treinos de musculação e cardio.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram