10 comportamentos a evitar na sala de musculação

10 comportamentos a evitar na sala de musculaçãoSendo instrutor de musculação desde há vários anos, já presenciei um grande número de eventos estranhos na academia e vários tipos de comportamento que considero serem inadequados.

Se você frequenta a sala de musculação de uma academia, quer queira quer não, você faz parte de uma comunidade que tem regras que devem ser cumpridas para que o ginásio possa ter um bom ambiente e funcionar da forma adequada, para benefício de todos.

Aqui tem, segundo a minha opinião, os 10 principais comportamentos a evitar no ginásio.

Socializar em demasia

O ginásio pode ser um dos melhores locais para fazer amigos, conviver, estabelecer contatos, etc.

Na verdade, até é boa ideia cumprimentar as pessoas que frequentam o seu ginásio, mas não se esqueça daquilo que o fez ir ao ginásio em primeiro lugar, realizar um treino produtivo.

E por favor, não passe o tempo todo a tentar “marcar pontos” com as mulheres bonitas que frequentam a sua academia. A maioria delas estão fartas de aturar indivíduos como você e apenas querem realizar um bom treino.10 comportamentos a evitar na sala de musculação

Não levar toalha para o treino

É importante, por motivos de higiene e também para limpar o excesso de suor, usar uma toalha nos equipamentos de treino que usa. Isto é especialmente importante quando está mais calor e as pessoas transpiram mais.

Note também que é importante levar uma toalha que seja suficientemente grande para cobrir a maior parte dos suportes acolchoados da maioria dos aparelhos de musculação. Leve uma toalha grande e não um pano de cozinha.

Não arrumar o equipamento de treino

Ninguém gosta de ter que andar à procura de halteres que estão espalhados pelo ginásio, que foram abandonados pela última pessoa que os utilizou e não guardou.

Da mesma forma, também ninguém gosta de ter que retirar os pesos de uma barra ou de uma máquina completamente carregada, para depois poder iniciar o seu devido aquecimento.

Esse tipo de atitudes demonstra desmazelo, desleixo e falta de preocupação com a boa manutenção do ginásio que o indivíduo frequenta.

Seja correto, seja consciente e coloque os pesos nos locais devidos depois de os ter utilizado. Para além disso, arrume também os seus pertences; garrafa de água, telemóvel, etc.

Não usar desodorizante

Não usar desodorizante Os ginásios ou as salas de musculação são locais onde se praticam atividades físicas e portanto é natural que as pessoas transpirem e suem bastante. Por isso é natural e obrigatória a aplicação de um bom desodorizante antes de começar a realizar os seus treinos habituais. Você até pode não notar cheiros desagradáveis provenientes do seu corpo, mas as pessoas que estão à sua volta irão notar quase de certeza absoluta e por isso, a não ser que queira passar vergonha no ginásio, tome banho todos os dias e aplique um desodorizante e/ou anti-transpirante nos sovacos antes dos treinos.Os ginásios ou as salas de musculação são locais onde se praticam atividades físicas e portanto é natural que as pessoas transpirem e suem bastante.

Por isso é natural e obrigatória a aplicação de um bom desodorizante antes de começar a realizar os seus treinos habituais.

Você até pode não notar cheiros desagradáveis provenientes do seu corpo, mas as pessoas que estão à sua volta irão notar quase de certeza absoluta e por isso, a não ser que queira passar vergonha no ginásio, tome banho todos os dias e aplique um desodorizante e/ou anti-transpirante nos sovacos antes de iniciar os seus treinos.

Caso julgue ser necessário, tome também um banho antes de começar a treinar, especialmente nos dias mais quentes.

Ocupar os equipamentos de treino

É muito frequente as pessoas usarem os vários equipamentos de treino do ginásio para se sentarem e descansarem entre séries em vez de as desocuparem e permitirem que outras pessoas as usem.

Por isso, assim que terminar a sua série numa determinada máquina, levante-se e coloque-se em pé ou faça uma pequena caminhada.

Também é boa ideia evitar ocupar determinados tipos de equipamento de forma desnecessária. Ninguém precisa de realizar o exercício rosca direta com barra no suporte de agachamento ou na jaula de potência.

Procure outro local para fazer isso, pois pode haver indivíduos que realmente necessitam desses equipamentos para realizar o agachamento ou outros exercícios mais pesados.

Usar o telemóvel/smarthphone

A menos que esteja a usar alguma aplicação relacionada com o seu treino ou a ouvir música, aconselho-o vivamente a manter o seu telemóvel/smarthphone desligado durante os seus treinos.

Caso contrário arrisca-se a perder a concentração e a ter o seu treino interrompido por assuntos pouco importantes.

Mantenha em mente que a hora de treino é sagrada. Terá bastante tempo para ir ao facebook, instagram, enviar mensagens e falar ao telemóvel assim que terminar o seu treino.comportamentos a evitar na sala de musculação

Ler revistas, jornais, etc

Parece incrível, mas há pessoas que fazem mesmo isto durante os treinos, nas sessões de cardio ou durante os períodos de descanso entre as séries.

O ginásio não é de forma alguma o local indicado para por a leitura em dia. Em vez disso, o melhor que pode e deve fazer nos períodos de descanso entre séries é respirar fundo, concentrar-se, visualizar e preparar-se psicologicamente para enfrentar a próxima série.

Isso também irá ajudá-lo a melhorar o rendimento e a aumentar a intensidade durante as séries seguintes.

Perder a compostura durante as séries

Isto significa não gritar nem emitir ruídos estranhos enquanto realiza série atrás de série. Embora lhe possa custar muito cumprir isto ao início, é possível treinar a mente para evitar fazer barulho enquanto treina.

Concentre-se em inspirar e expirar ao longo do movimento e por muito que o seu corpo possa esteja a doer e a sofrer, abstenha-se de gritar ou de emitir outro tipo de ruídos, pois isso não é muito bem visto nos ginásios e o mais provável é que acabe por ser expulso se persistir nesse tipo de comportamento.

Ser mal educado

Com isto quero dizer várias coisas. Em primeiro lugar, como é óbvio, nunca insulte nem trate mal ninguém. Mas acima de tudo, não seja demasiado intrometido em relação à forma como os outros treinam.

Se vir alguém a treinar com uma técnica muito defeituosa ou com cargas notoriamente excessivas, informe o instrutor de musculação do ginásio para que este corrija o aluno, pois essa é função dele e não a sua.

Os ginásios já estão cheios de sabichões e de “gurus” do treino/nutrição/suplementação e você não precisa de ser mais um.

Treinar os mesmos grupos musculares que a maioria das pessoas no ginásio

Por esta altura já deve saber que a segunda-feira é o dia mundial para treinar o peitoral. É também bastante comum que as pessoas que frequentam os mesmos ginásios acabam por treinar os mesmos grupos musculares nos mesmos dias.

Portanto, e uma vez que já sabe com antecedência que o banco de supino vai estar ocupado a maior parte do tempo, porque não treinar outro grupo muscular e adiar o treno de peitoral para outro dia da semana?

Assim, irá conseguir realizar o seu treino de forma muito mais rápida e com menos stress. Também pode aplicar este conceito a outros grupos musculares.

Para além dos comportamentos que aqui referi, poderia também ter referido outros como o uso de cargas excessivas, bem acima do que seria recomendável, técnica defeituosa nos exercícios, não vestir o equipamento de treino mais adequado, etc. Mas estes 10 comportamentos errados são aqueles que considero mais relevantes.

Fernando Ribeiro

Nutricionista no Moreirense Futebol Clube. Licenciado em nutrição pela FCNAUP. Também publica nos blogs nutrasports.net e footballmedicine.net.

Deixe uma resposta