Varie a posição dos pés para um treino de gémeos mais produtivo

Varie a posição dos pés para um treino de gémeos mais produtivoOs atletas de musculação que estejam a tentar obter gémeos / panturrilhas maiores podem obter melhores resultados se ao realizarem as suas elevações de gémeos variarem a posição dos dedos dos pés para dentro e para fora. Isto segundo os cientistas de desporto da Universidade Armstrong Atlantic State, que publicaram as suas conclusões no “Journal of Strength and Conditioning Research”.

Os investigadores realizaram experiências com 10 homens e 10 indivíduos do sexo feminino nos seus vinte e poucos anos. Os participantes tiveram que fazer elevações de gémeos enquanto carregavam uma barra com peso nos ombros. O peso total da barra e pesos foi de 130 a 150 por cento do seu peso.

Os pesquisadores colocaram eléctrodos na cabeça medial e lateral do músculo gastrocnémio. Isto permitiu-lhes medir a intensidade com que os gémeos tiveram que trabalhar.

Os voluntários realizaram as elevações de gémeos com pesos livres da forma clássica [Neutra], mas também com os dedos dos pés voltados para dentro [rotação interna, foto abaixo à esquerda] e com os dedos dos pés virados para fora [rotação externa, foto à direita] .

Gémeos com rotação interna à esquerda e externa à direita.

A figura imediatamente abaixo mostra a actividade muscular durante o movimento concêntrico – à medida que os voluntários empurram o peso para cima. A figura abaixo mostra a actividade durante o movimento excêntrico. As barras representam a cabeça lateral e as barras pretas a cabeça medial do gastrocnémio.

Tabela 1

Tabela 2

Os gráficos indicam que durante a fase concêntrica a cabeça lateral é mais estimulada se os seus pés estiverem virados para dentro. Durante a fase excêntrica, estimula-se melhor a cabeça medial se os seus pés estiverem apontados para fora. E antes que você pergunte: sim, as diferenças são estatisticamente significativas.

Infelizmente, os investigadores não mediram o grau com que as diferentes formas de fazer as elevações de gémeos, resultaram em ganhos de força ou massa muscular nos gémeos.

Referência!

 

Escreva um comentário