Siga uma dieta rica em proteína e a sua ingestão de energia irá diminuir em 500 Kcal

Siga uma dieta rica em proteína e a sua ingestão de energia irá diminuir em 500 KcalO ponto principal a reter aqui, é: Se tem excesso de peso, tem de comer menos. Mas contar calorias pode ser stressante, por isso a melhor solução seria uma dieta que o faça comer menos sem sequer pensar nisso.

Bem, há alguns anos atrás, nutricionistas da universidade de Washington descreveram a forma perfeita de fazer isso: dobrar a quantidade de proteína e reduzir a quantidade de carboidratos e gordura. Irá ingerir menos 472Kcal por dia, sem sequer se dar conta.

É já do conhecimento comum que uma dieta rica em proteína é uma dieta superior para perda de peso, e que uma dieta rica em proteína diminuiu o apetite. O que é interessante acerca deste estudo é que nos diz de forma exacta quantas calorias irá deixar de ingerir se aumentar a quantidade de proteína na sua dieta.

A maioria dos ocidentais, obtêm cerca de 15% das suas calorias a partir das proteínas. Substituindo o maior número de alimentos com hidratos e gordura por proteína magra, tal como o queijo magro, leite magro, e carnes magras e outros, os investigadores conseguirem aumentar a percentagem de proteína para 30% em 19 indivíduos testados. O aumento da porção de proteínas foi compensado pela diminuição de calorias provenientes dos restantes macronutrientes da dieta.

Ao inicio da experiência, os voluntários comiam de forma normal [CRC1]. Depois, os investigadores elevaram a quantidade de proteína para 30% das calorias [CRC2], mas os voluntários tiveram de continuar a comer tanto como na fase CRC1.

Depois disso, os voluntários puderam decidir por si q quantidade que comiam durante um período de 12 semanas, mas tinham de se manter numa dieta rica em proteína. Ao final da experiência, os investigadores mediram a quantidade de peso perdida pelos voluntários [CRC3].

A figura abaixo mostra que a ingestão de energia diminuiu por um total de 472 kcal [triângulos] e que os voluntários perderam cerca de 5 kg [círculos], dos quais 4 kg eram gordura. Para além disso, os voluntários não fizeram exercício.

Tabela 1

Tabela 2

Tabela 3

Na figura acima, os triângulos representam a sensação de satisfação e os círculos a sensação de fome. O efeito saciante da proteína da dieta parece declinar após 12 semanas, mas a ingestão de alimentos não aumenta.

Os investigadores concluíram:

Um aumento de 15% de dispêndio de energia devido ao aumento da ingestão de proteína, mantendo a ingestão de carboidratos, produz um decréscimo sustentável da ingestão de calorias que resulta numa perda de peso significativa.

Referência!

 

Escreva um comentário