Refeições pré-embaladas podem ajudar a perder mais peso

Refeições pré-embaladas podem ajudar a perder mais pesoO sucessivo aumento das porções que ocorreu ao longo de décadas na dieta dos americanos é reconhecido como sendo um factor que contribuiu para a actual epidemia da obesidade.

Num estudo recente, os investigadores descobriram que quando se combina terapia comportamental com a ingestão de refeições pré-embaladas congeladas com porções controladas, ao almoço e ao jantar, obtém-se uma maior perda de peso do que quando se segue uma dieta “livre”.

Os investigadores deste estudo recrutaram 183 voluntários que foram distribuídos por 3 grupos.

  • Um grupo recebeu 2 refeições pré-embaladas por dia.
  • Outro grupo recebeu 2 refeições pré-embaladas que continham mais proteína (25% energia).
  • E um grupo de controlo que manteve a liberdade de selecionar as suas próprias refeições.

Todos os voluntários realizaram uma sessão de aconselhamento com um nutricionista que teve a duração de 1 a 2 horas. Nessas sessões foram determinados os objetivos de perda de peso para cada voluntário e foram emitidas recomendações de atividade física e estratégias comportamentais para ajudar os participantes a atingir os seus objetivos.

Ao final de 3 meses, 74% dos voluntários que ingeriram as refeições pré-embaladas tinham perdido 5% do seu peso, enquanto apenas 53% dos do grupo de controlo tinham atingido esse valor.

Também verificou-se que o nível de satisfação com as refeições foi idêntico em ambos os grupos e que aqueles que ingeriram as refeições pré-embaladas expressaram uma maior confiança na sua capacidade de seguir um plano alimentar a longo prazo.refeições pré-embaladas

Os investigadores afirmaram:

A redução da ingestão de energia é um fator chave na perda de peso, mas a maioria dos indivíduos com excesso de peso ou obesos poderão ter dificuldades em colocar isso em prática.

Nós acreditamos que a remoção da complexidade do planeamento e preparação de refeições baixas em calorias foi benéfica para os que participaram na intervenção.

Este tipo de estratégia é um passo em frente para a implementação de soluções eficientes, baseadas em evidência, no combate à obesidade.

Referência!