O treino em circuito pode aumentar a força e a massa muscular?

O treino em circuito pode aumentar a força e a massa muscular?O treino em circuito demora menos tempo em comparação com os treinos tradicionais de musculação, mas pode aumentar a força e a massa muscular de forma semelhante a um programa de treino tradicional?

O que é o treino em circuito?

Treino em circuito: Este tipo de treino implica levantar cargas mais leves com períodos de descanso muito curtos. O atleta passa de um exercício para o outro em 15 -30 segundos (ou nenhum descanso) e completa uma série de circuitos. O peso usado anda geralmente em torno dos 40-60% de 1RM, o que equivale a 10-20 reps.

Quais são as vantagens do treino em circuito?

Cardiovascular: proporciona um aumento moderado da capacidade cardiovascular em comparação com o treino de musculação tradicional.

Tempo: É necessário menos tempo para realizar este tipo de treino, uma vez que existe pouco ou nenhum descanso entre as séries.

Perda de gordura: É possível que haja uma maior perda de gordura com o treino em circuito em comparação com o treino de musculação tradicional.

Quais são as desvantagens?

Força e massa muscular: Dado que os pesos usados são bastante leves, a força e ganho de massa muscular são mínimos em comparação com o treino tradicional.

Massa óssea: Isso também é válido para a massa óssea, já que é usado menos carga.

Qual foi o objectivo do estudo?

Objectivo: O objectivo do estudo foi estudar o efeito de treino em circuito com cargas mais pesadas (6 repetições) sobre a gordura corporal, força muscular e resposta cardiovascular em comparação com um programa de musculação tradicional.

Qual foi o protocolo de treino?

Duração: 8 semanas

Participantes: Os voluntários eram homens treinados.

Descanso entre as séries: O grupo tradicional fez o mesmo número de exercícios separados por 3 min, enquanto o tempo de descanso do grupo do treino em circuito foi de 35 seg.

Abaixo, poderá ver o treino que realizaram ambos os grupos.

Quais foram os resultados?

  • Surpreendentemente, com apenas 35 segundos de descanso, o grupo de treino em circuito obteve os mesmos ganhos de potência e de força em comparação com o grupo de treino tradicional.
  • Houve uma diminuição da percentagem de gordura corporal e um aumento da massa muscular em ambos os grupos. Embora a diminuição da gordura corporal só tenha sido significativa no grupo de treino em circuito.
  • Ambos os grupos obtiveram melhorias nos testes aeróbicos e anaeróbicos

Considerações práticas

  • O treino em circuito com cargas mais pesadas pode aumentar a força e a massa muscular de forma semelhante aos programas de musculação mais tradicionais.
  • O treino em circuito pode cortar o período de tempo de treino quase pela metade.

Referência!

 
8 Comentários

Escreva um comentário