O treino cardiovascular intervalado consome mais calorias

O treino cardiovascular intervalado consome mais caloriasSe está à procura de uma forma de queimar mais calorias em menos tempo com exercício cardiovascular, então deveria dar uma vista de olhos na pesquisa que os cientistas de desporto da Universidade de Toledo, publicado em 2008 no “Journal of Electroymyography and Kinesiology”. Os investigadores demonstraram que o exercício de intensidade moderada queima mais calorias quando realizado após o exercício físico de alta intensidade.

Os pesquisadores colocaram oito indivíduos do sexo masculino nos seus vinte e poucos anos, a pedalar um par de vezes numa bicicleta ergométrica. Os pesquisadores mediram a quantidade de esforço e a necessidade de oxigénio dos homens, a partir da qual calcularam a quantidade de calorias que os indivíduos queimaram.

Os voluntários treinaram durante 4 sessões diferentes – A, B, C e D. Cada sessão começou com um trabalho de cardio a esforço moderado por alguns minutos [primeiro ataque]. Depois disso, cada sessão era diferente.

Durante a sessão A, os voluntários começaram com 6 minutos de intensidade moderada, em seguida, descansaram por seis minutos, e depois pedalaram por mais 6 minutos a intensidade moderada. [Esta última sessão é chamada de “second bout”, abaixo.]

A sessão B foi semelhante à sessão A, mas o período de descanso de 6 minutos, foi reduzido para 30 segundos.

Na sessão C os sujeitos pedalaram por 4 minutos a alta intensidade [80 por cento do seu VO2max], e depois descansaram por seis minutos e terminaram a sessão pedalando a uma intensidade moderada.

A Sessão D foi semelhante à sessão C, mas o período de descanso entre as séries pesadas e de intensidade moderada foi de 30 segundos.

A figura abaixo mostra a quantidade de oxigénio que os voluntários do teste necessitaram para realizar o esforço em cada um dos quatro protocolos diferentes. Como pode ver, o exercício intenso elevou a quantidade de energia gasta durante o exercício moderado. Quanto mais curto o período de repouso, maior o efeito.

Tabela 1 e 2

O exercício intensivo reduz a eficiência com que o corpo se move a uma determinada intensidade, de acordo com a figura imediatamente acima. Os investigadores não sabem porque motivo acontece isso. Eles sabem que o efeito inibidor aumenta, à medida que diminui período de repouso após o exercício intenso.

Portanto, o treino cardiovascular intervalado, que envolve sessões com duração de vários minutos de exercício a alta intensidade, como corrida, ciclismo e remo, intercaladas com sessões de exercício a intensidade moderada, provavelmente queima mais calorias do que o contador de calorias da sua máquina indica.

Tenha em mente, porém, que a longo prazo, o efeito de queima de gordura derivada de treinos como este, diminui a longo prazo, à medida que você se torna mais fisicamente mais apto e mais acondicionado.

Os investigadores escreveram:

Foi identificada uma relação inversa entre a capacidade aeróbica (ex: nível de condicionamento físico) e a mudança na eficiência do exercício a seguir ao exercício pesado.

Referência! 

 
2 Comentários

Escreva um comentário