O picnogenol mantém a pele jovem

O picnogenol mantém a pele jovemO suplemento picnogenol rejuvenesce a pele. Investigadores do Instituto de Investigação Alemão “Leibniz” para a Medicina Ambiental, chegaram a esta conclusão depois de terem realizado um pequeno estudo em que participaram 20 mulheres.

De acordo com os alemães, o picnogenol ativa genes que estimulam as células da pele a produzir colagénio e ácido hialurónico.

O picnogenol é um extrato patenteado da casca de pinheiro bravo pinus. É composto por 70 por cento de procianidinas. As procianidinas também são também chamadas de OPCs e são oligómeros de catequina e epicatequina. Estes compostos também estão presentes nas cerejas, uvas, maçãs, frutas e chá.

O picnogenol é produzido pela empresa de investigação suíça “Horphag”. A “Horphag” financiou o estudo alemão, que foi publicado na Primavera de 2012 em “Skin Pharmacology and Physiology” e atraiu a atenção da imprensa popular. O artigo apareceu no Daily Mail de 27 de janeiro.

Se administrarmos o picnogenol a diabéticos com feridas, o composto irá acelerar o processo de cicatrização (1). A diabetes atrasa o processo de cicatrização provavelmente porque o fornecimento de sangue para as células da pele é pior nos diabéticos.

Acontece o mesmo no caso de algumas doenças cardiovasculares, e nesses casos, o picnogenol também acelera a cicatrização de feridas (2). Estudos realizados em animais também mostraram que um gel com picnogenol ajuda a acelerar o processo de cicatrização das feridas e também reduz a formação de tecido cicatricial (3). Parece que o picnogenol melhora o fornecimento de sangue às células da pele..

Os alemães estavam curiosos em saber se o picnogenol também ajuda a atrasar o processo de envelhecimento da pele. Numa experiência que teve a duração de 12 semanas, os investigadores administraram a 20 mulheres na pós-menopausa com idades entre 55-68 uma cápsula contendo 25 mg de picnogenol, três vezes ao dia.

Durante essas 12 semanas, a pele das mulheres tornou-se mais elástica, tal como a figura abaixo mostra. A segunda figura abaixo mostra o efeito do picnogenol na hidratação da pele. À esquerda: a população completa; À direita: apenas as mulheres com pele seca.

Como pode ver, parece que o picnogenol também melhora a hidratação da pele, mas este efeito desvanece-se seis semanas após cessar o uso.O picnogenol mantém a pele jovemO picnogenol mantém a pele jovemO picnogenol mantém a pele jovem

Nas células da pele, o picnogenol potenciou a atividade dos genes TEM-1, COL 1A1 e COL 1A2. O gene TEM-1 está envolvido na produção de ácido hialurónico, os outros dois genes estão envolvidos na produção de colagénio.

Os efeitos sobre o COL 1A1 e COL 1A2 não foram estatisticamente significativos, mas os investigadores afirmam que isso se deveu ao número reduzido de voluntárias presente no grupo experimental.

Os investigadores concluíram:

O nosso estudo indica que a suplementação com picnogenol melhora a hidratação e a elasticidade da pele por induzir a síntese “de novo” de ácido hilaurónico.

Para além disso, providenciamos algumas evidências de que a síntese “de novo” de colagénio pode ser estimulada. A última observação deveria incentivar a realização de mais estudos para melhor avaliar o potencial da suplementação com picnogenol para contrariar o envelhecimento da pele humana.

Referência!

 
5 Comentários

Escreva um comentário