O gengibre pode reduzir as dores musculares em 25%

O gengibre pode reduzir as dores musculares em 25%Sofre demasiado com as dores que aparecem nos dias a seguir ao dia de treino? Ou talvez planeie regressar ao ginásio depois de uma ausência de várias semanas.

Se não se dá bem com as dores pós treinos e deseja evitar fármacos analgésicos e/ou anti-inflamatórios, talvez o gengibre lhe possa proporcionar algum alívio.

A raiz do gengibre tem vindo a ser usada ao longo de séculos como remédio popular para uma variedade de doenças, como gripes e problemas estomacais. Mas agora, pesquisadores da Universidade da Georgia descobriram que o consumo diário de gengibre também reduz a dor muscular provocada pela prática de exercício físico.

Quando se demonstrou as propriedades anti-inflamatórias do gengibre em ratos, o seu efeito sobre a dor muscular induzida em humanos era amplamente inexplorada, afirmou Patrick O’Connor, professor na Faculdade de Educação Departamento de Cinesiologia.

Acreditava-se também que o aquecimento do gengibre, como ocorre com o cozimento, pode aumentar o seu efeito aliviador da dor.

O’Connor dirigiu dois estudos que examinaram os efeitos de 11 dias de suplementação de gengibre cru e cozido, sobre a dor muscular. Os colaboradores incluíram Chris Black, professora assistente de cinesiologia da “Georgia College e Universidade Estadual de Milledgeville”, o doutor da “UGA” Herring Matt Hurley e David, um professor adjunto da saúde da população na faculdade da “UGA de Medicina Veterinária”.

Os participantes do estudo, 34 voluntários e 40, respectivamente, consumiram cápsulas contendo dois gramas de gengibre crú ou cozido, ou um placebo durante 11 dias consecutivos. No oitavo dia, realizaram 18 repetições de curl de bíceps com um peso pesado, para induzir lesão muscular moderada ao braço. A função do braço, inflamação, dor e bioquímicos envolvidos na dor foram avaliados antes e três dias após o exercício.

Os estudos mostraram que a suplementação diária de gengibre reduziu a dor induzida pelo exercício em 25 por cento, e o efeito não foi reforçado pelo tratamento térmico (gengibre cozido) do gengibre.

O’Connor afirmou:

Os custos económicos e pessoais da dor são extremamente altos. A dor muscular é geralmente um dos efeitos provocados pelo exercício, especialmente pela fase excêntrica dos exercícios.

Também se pode desenvolver dores musculares decorrentes de outros desportos e actividades de lazer como por exemplo a jardinagem.

Qualquer coisa que possa verdadeiramente aliviar este tipo de dor, poderá ser muito bem recebido pelas muitas pessoas que estão a sofrer com isso.

O estudo foi publicado na edição de Setembro da revista “The Journal of Pain”. E foi financiado pelo Instituto de Ciência “McCormick

Fonte: Sciencedaily

 
Um comentário

Escreva um comentário