O CLA ajuda a perder gordura?

CLA perder gorduraO Ácido Linoleico Conjugado (ALC), mais conhecido como CLA é um ácido gordo vendido e publicitado como suplemento auxiliar na perda de gordura. Este suplemento encontra-se de forma natural em determinados alimentos de origem animal, tal como os lacticínios e alguns tipos de carne vermelha, como o bife.

Algumas pessoas e empresas de suplementos afirmam que o CLA pode reduzir a gordura, aumentar a massa muscular e ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Este é um suplemento no qual mesmo nos dias de hoje ainda se investem milhões em publicidade com a esperança de aumentar a sua venda e até é vendido em farmácias.

Apesar disso, as investigações científicas que analisaram o efeito do CLA na perda de peso não encontraram respostas claras em relação aos seus efeitos.

O CLA promove a perda de gordura?

Numa meta-análise publicada em 2007 no American Journal of Clinical Nutrition, os investigadores reviram 18 estudos relacionados com o CLA e a perda de gordura nos seres humanos. Os resultados revelaram que os suplementos de CLA (ingeridos a uma dose de 3.2 gramas por dia) poderá provocar uma perda modesta de gordura corporal (1).

Noutra revisão publicada no mesmo ano, um grupo de cientistas analisou as investigações existentes relacionadas com o CLA e a obesidade. Publicada no jornal Public Health Nutrition, essa revisão mostrou um efeito significativo no peso corporal ou na composição corporal em seres humanos (2).

CLAPara além disso, os investigadores verificaram que o trans-10,cis-12, um componente presente em muitos suplementos de CLA, tem um impacto negativo no metabolismo do açúcar sanguíneo e pode contribuir para o aumento da resistência à insulina.

A investigação mais recente relacionada com o CLA e a perda de peso inclui uma revisão publicada em 2011 no Journal of Obesity (3).

Ao analisarem estudos que envolveram vários suplementos utilizados na perda de gordura, os autores da revisão verificaram que o CLA, juntamente com o quitosano, sementes de chia e muitas outras substâncias, parecem ser eficientes na perda de peso.

No entanto, dado que as investigações são limitadas, os autores avisam que é necessário realizar mais pesquisas para determinar a segurança e eficácia desses suplementos.

Deve-se usar o CLA para perder gordura?

Devido aos dados conflituosos em relação à sua eficácia, neste momento não podemos recomendar o CLA para perda de gordura.

Este suplemento poderá até proporcionar uma perda modesta de gordura, mas deve-se ter cuidado ao usar suplementos de CLA devido aos seus potenciais efeitos negativos nos níveis de açúcar no sangue e no metabolismo da insulina.

Se está a tentar perder gordura, assegure-se de seguir uma dieta saudável, hipocalórica, e pratique exercício físico de forma regular, combinando treinos de musculação com exercício aeróbico.

 
4 Comentários

Escreva um comentário