Megadose de zinco aumenta a testosterona livre em mais 40%

Megadose de zinco aumenta a testosterona livre em mais 40%Os suplementos de zinco aumentam os níveis de testosterona.

Se administrar a atletas, uma dose diária de 3 mg de zinco por kg de peso corporal, após 4 semanas, eles terão mais 40% de testosterona em forma livre no seu sangue. Investigadores da Universidade Selcuk na Turquia descobriram isto quando realizaram uma experiência com 10 wrestlers masculinos.

No artigo anterior acerca deste estudo turco sobre o Zinco. Nesses estudos, ratos e estudantes fisicamente inactivos, produziram mais testosterona quando receberam doses elevadas de zinco.

Neste estudo, os investigadores analisaram os efeitos do zinco em wrestlers experientes. Os voluntários tinham uma idade média de 19 anos e tinham treinado 5 dias por semana durante os últimos seis anos.

Os wrestlers praticaram musculação uma vez por semana, cross trainning uma vez por semana e treino especifico de wrestling nos restantes três dias.

Antes e após o período de 4 semanas de suplementação com zinco, os investigadores colocaram os voluntários a pedalar até ao ponto de exaustão. Antes e após o teste, os investigadores mediram as concentrações de tiroxina e de testosterona do sangue dos voluntários.

Em condições normais, o exercício físico intenso baixa a concentração dessas hormonas. A figura abaixo mostra que a suplementação com zinco impediu que isso acontecesse. O suplemento também aumentou a quantidade de testosterona em forma livre antes do teste de exaustão.

Tabela 1

O mesmo efeito também se verificou nas concentrações de tiroxina e T3 livre e T4 no sangue.

Tabela 2

Muitas enzimas usam o zinco nos processos de produção de hormonas e para gerarem energia a partir da gordura e carboidratos. Os investigadores também acreditam que o exercício físico também requer grandes quantidades de zinco. Essas quantidades elevadas de zinco podem ajudar a melhorar o rendimento de atletas.

Os investigadores escreveram:

Doses fisiológicas de suplementação de zinco podem ser benéficas para o rendimento.

Se você pesar 80 kg e quiser usar zinco em doses semelhantes às utilizadas pelos wrestlers turcos, irá ter de ingerir 240 mg por dia. O uso a longo prazo de uma dose assim tão elevada, não é seguro.

Alguns investigadores reportaram efeitos secundários com dosagens muito mais baixas. De acordo com investigadores chineses, uma dose diária de 50 mg por dia, aumenta o nível de colesterol em humanos em poucas semanas.

Os epidemiologistas Walter Willett e Ed Giovannucci, descobriram que os suplementos de zinco em doses mais elevadas do que 100 mg, aumentam o risco de desenvolvimento de cancro da próstata por um factor de 2.2.

Referência!

 
Um comentário

Escreva um comentário