Mais massa muscular equivale a mais força?

Mais massa muscular equivale a mais força?O objetivo final dos culturistas é aumentar a massa muscular, tanto quanto possível. Todos nós já ouvimos teorias de culturistas acerca da força e a forma como esta está relacionada com o tamanho dos músculos.

É necessário ganhar força para ganhar massa muscular ou são os ganhos musculares necessários para ganhar força? Ou talvez a ciência sugira que não há nenhuma ligação entre o tamanho e a força muscular? Leia mais para descobrir a resposta.

Vários estudos têm demonstrado que o tecido muscular tem uma “força” semelhante em todas as pessoas de tamanhos equivalentes. Eles medem o tamanho do músculo pelo diâmetro da seção transversal e, em seguida, testam a potência de uma fibra muscular.

Se este for o caso, então por que motivo é que algumas pessoas de tamanho muscular semelhante parecem ter níveis tão diferentes de força durante os treinos?

A força aplicada durante o levantamento de peso, é o resultado de uma variedade de fatores. Quando se é um powerlifter ou culturista experiente, a sua experiência de treino com pesos adaptou-o fortalecendo a suas ligações neurais. Isso permite-lhe ser mais forte do que os indivíduos menos experientes.

O tipo de treino que se faz também pode influenciar o quão forte essas ligações neurais se tornam. Por exemplo, as pessoas que fazem menos repetições com pesos mais pesados, podem ficar mais fortes do que aqueles que fazem mais repetições com pesos mais leves.

Algumas pessoas também são naturalmente mais fortes por unidade de músculo, devido a diferenças anatômicas. Há estudos que mostram que as ligações musculares podem determinar a sua força natural. Por outras palavras, algumas pessoas começam naturalmente com um maior nível força antes mesmo sequer de começarem a treinar com pesos.

Já deve ter ouvido dizer aqui e ali que, o aumento de força, em última análise, conduz aos ganhos de massa muscular. Mas sabemos que isso é falso, por experiência. Todos conhecemos “hardgainers”, indivíduos magros que ficam muito mais fortes, mas que parecem que nunca conseguem ganhar um quilo de músculo.

Os ginastas olímpicos, muitas vezes ficam muito mais fortes sem ganharem uma quantidade significativa de massa muscular.

O aumento de força sem massa muscular, é devido à falta de calorias nos “hardgainers” e poucas repetições com pesos pesados no caso dos ginastas olímpicos.

Mais massa muscular equivale a mais força?

Os ganhos musculares conduzem sempre a ganhos de força, mas os ganhos de força nem sempre produzem ganhos musculares.

Existe um limite para a quantidade máxima de força que se pode ganhar sem adicionar tamanho muscular. É por isso que não irá ver atletas pequenos em nenhuma competição de powerlifting.

Uma coisa que será sempre verdade, é que se você ganhar massa muscular, a força também irá aumentar.

Se cada fibra muscular tem a mesma quantidade de força, então ao ganhar mais massa muscular, também irá ter um aumento proporcional de força.

Se não está a ficar mais forte, então também não está a ganhar uma quantidade significativa de massa muscular.

Por vezes, os ganhos de força podem estagnar devido à falta de sono ou a uma agenda demasiado agitada, mas a longo prazo, se ganhar massa muscular, também deverá ganhar força.

Portanto, os ganhos de força são provavelmente o melhor indicador de ganhos musculares reais quando estiver a experimentar dietas, programas de treino e/ou suplementos.

Resumo

Pode ser um pouco confuso tentar entender tudo, por isso, vamos resumir. Cada quilo de músculo tem aproximadamente a mesma quantidade de força, independentemente do tipo corporal, tipo de treino ou sexo.

A sua força durante o treino, é o resultado do tamanho do músculo, diferenças anatómicas e experiência de treino. Os ganhos musculares conduzem sempre a ganhos de força, mas os ganhos de força nem sempre produzem ganhos musculares.

 
Um comentário

Escreva um comentário