Letrozole, o novo anti-estrogénico potenciador da testosterona

Letrozole, o novo anti-estrogénico potenciador da testosteronaOs homens que tomam 2,5 mg de letrozol por dia irão notar que os seus níveis de testosterona duplicam e que a concentração de estradiol no sangue diminui em 45 por cento. Urologistas da Universidade de Mersin, na Turquia escreveram sobre isso em ”Fertility & Sterility”.

O letrozole é o ingrediente activo do “Femara” da Novartis. O letrozole inibe a enzima aromatase, que converte a testosterona em análogos do estradiol.

Nos homens com quantidades relativamente altas de estradiol e baixos valores de testosterona no sangue, os testículos, teoricamente, trabalham menos. Assim, os pesquisadores fizeram uma experiência com 27 homens inférteis. Os participantes receberam um comprimido por dia durante seis meses, que continha 2,5 mg de letrozol. Mais de metade dos indivíduos já não produziam virtualmente nenhumas células de esperma.

A tabela abaixo demonstra que tratamento aumentou o nível de testosterona e baixou os seus níveis de estradiol. Tanto a quantidade como a qualidade dos espermatozóides aumentaram.

Tabela 1

Não foram observados efeitos colaterais sérios. Alguns homens desenvolveram dores de cabeça ligeiras, mas estas não eram suficientemente graves para que abandonassem a experiência.

Num estudo holandês realizado em homens com excesso de peso, o nível de testosterona dos voluntários quadruplicou quando tomaram um comprimido semanal contendo 2,5 mg de letrozol. Num outro estudo realizado no Canadá, uma dose de 2,5 mg por dia duplicou os níveis de testosterona dos voluntários.

Embora todos os estudos aqui mencionados tenham estudado homens que tinham algum tipo de problema de saúde, nós aqui no site, sem a ameaça da compreensão científica, atrevemo-nos a fazer a fazer a seguinte afirmação: os atletas que querem aumentar a sua produção de testosterona farão melhor em tomar letrozol uma vez a cada 5 – 7 dias em vez de diariamente.

Referência!

 
7 Comentários

Escreva um comentário