Ganha peso com facilidade? Então a caseína é melhor para si do que a Whey

Ganha peso com facilidade? Então a caseína é melhor para si do que a WheySe ingerir whey com regularidade, os seus níveis de insulina aumentam. Se ingerir caseína, Não aumenta.

Mas a caseína faz subir os níveis de IGF-1, isto foi o que afirmaram nutricionistas da Universidade de Copenhaga na Dinamarca, num artigo que será publicado em breve no “European Journal of Clinical Nutrition“. A quantidade de minerais na proteína não fez diferença.

Os dinamarqueses realizaram uma experiência com 16 rapazes com 8 anos. Num estudo anterior, eles descobriram que o nível de insulina e de IGF-1 dos rapazes subiu quando ingeriram leite. Neste novo estudo, queriam determinar qual era o componente exacto do leite responsável por isto.

O leite contém dois tipos de proteínas: as pequenas proteínas de soro de leite (whey) e a grandes proteínas de caseína. A maior parte dos queijos contêm mais caseína.

Os investigadores colocaram os voluntários a beber um batido todos os dias durante uma semana, que continha tanta whey ou caseína como 1 litro e meio de leite. Um grupo de rapazes bebeu 11 gramas de proteína whey, e o outro grupo bebeu um batido que continha 42 gramas de caseína. Os investigadores analisaram o sangue dos rapazes, antes e após a experiência. Os resultados podem ser visualizados abaixo.

Tabela 1

Quando os investigadores usaram as estatísticas para filtrarem os efeitos significativos das análises, notaram que, consumir proteína whey com o estômago vazio, elevou os níveis de insulina por 21%. A caseína não afectou os níveis de insulina de forma significativa.

Mas a caseína causou um aumento dos níveis de IGF-1; um aumento de 15% para sermos exactos. O consumo de whey não teve efeito no IGF-1.

Na experiência, os investigadores usaram tanto a versão de whey e caseína enriquecidos com minerais ou baixos em minerais. Desta forma puderam verificar se os minerais influenciavam ou não os resultados.

Agora, estes investigadores não são cientistas de desporto. Eles estão á procura de factores nutricionais que determinam o peso corporal, e pensam que, as proteínas animais, e especialmente as que estão presentes no leite, fazem as crianças crescer mais alto.

De qualquer forma, as descobertas dos dinamarqueses também são interessantes para os atletas. E não, não é o facto de que a whey não cause um aumento dos níveis de IGF-1 e os 42 gramas de caseína sim, que é interessante para os atletas. 42 gramas de whey, serão, provavelmente, tão eficientes a elevar os níveis de IGF-1 como as 42 gramas de caseína. O que é realmente interessante, é que a caseína não eleve os níveis de insulina.

Se pretende perder peso, ou tem uma tendência para acumular gordura, ter um nível de insulina alto de manhã e noutras alturas do dia, não +e recomendável. Isso fará com que sinta fome e estimula a acumulação de gordura. Nesse caso, será melhor evitar o consumo de whey como fonte de proteína.

Referência!

 
Um comentário

Escreva um comentário