Frango no tijolo

receita frango no tijoloQuem teria imaginado que o segredo para o peito de frango mais saboroso, mais tenro que já provou era cozinhá-lo com um tijolo?

Não se trata de uma ferramenta de culinária que se chama tijolo, mas sim um verdadeiro tijolo, do tipo usado para construir casas, lareiras e muros.

Um tijolo colocado em cima de um frango que está a cozinhar, aplica apenas a pressão suficiente para o pressionar contra a frigideira quente, o que torna a pele crocante e cozinha toda a carne de forma uniforme e rápida, antes que seque. O frango sai suculento e macio por dentro, crocante e dourado por fora.

Desde que tenha alguns tijolos à sua disposição, a técnica não poderia ser mais fácil. Primeiro, retire a espinha dorsal do frango para que este possa ser colocado e espalhado de uma forma plana. Isso é rápido de fazer se tiver uma tesoura de cozinha. A seguir esfregue o frango com algo saboroso. Neste caso, uma mistura de ervas, feita de tomilho, orégão, alho e pimentão fumado, para adicionar sabor. Você pode aplicar esta mistura, ou usar alguns de seus próprios molhos ou marinadas favoritas.

Agora está na hora dos tijolos fazerem a sua magia. Aqueça uma frigideira refratária no forno e coloque o frango nela, com a pele por baixo. Coloque os tijolos em cima e deixe assim durante 6-8 minutos. Transfira a frigideira para um forno quente e mais uma vez deixe o frango da mesma forma, com tijolos em cima, durante mais ou menos 20 minutos ou assim.

Vire o frango, deixe cozinhar mais um pouco, e daqui a pouco estará a saborear um milagre culinário. Os peitos de frango não só estarão molhados como também muito suculentos. O resto do frango também estará muito saboroso. Pode muito bem reservar algum espaço no seu armário da cozinha para guardar dois tijolos. Depois de experimentar esta receita, nunca mais irá querer frango assado de outra forma.

Ingredientes

  • Um frango inteiro, com aproximadamente 1,5 Kg
  • 2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco (15 ml)
  • 1 colher de chá de orégão seco (5 ml)
  • 1/4 colher de chá de alho em pó (cerca de 1 ml)
  • 1 colher de chá de colorau fumado (5 ml)
  • 1/2 colher de chá de sal (2,5 ml)
  • 1/4 colher de chá de pimenta (aproximadamente 1 ml)

receita frango no tijolo

Ferramentas

  • Frigideira resistente ao forno
  • 1-2 tijolos, embrulhados em papel de alumínio
  • Tesoura de cozinha

Instruções

Numa tigela, misture 1 colher de sopa (15 ml) de azeite com o tomilho, orégão, alho, colorau, sal e pimenta. Coloque de lado.

Coloque o frango numa tábua de corte com os peitos para baixo.

Começando pela cauda, use uma faca ou melhor ainda, tesoura de cozinha, para cortar o frango a meio, mantendo-se o mais próximo da espinha dorsal que puder. Em seguida, corte o outro lado da espinha dorsal, dividindo o frango aberto. Remova a espinha dorsal do frango.

receita frango no tijolo

receita frango no tijolo

Espalhe o frango aberto, pressionando levemente para baixo de forma a achata-lo. Esfregue a mistura de especiarias por todo o frango, introduzindo alguma sob a pele e diretamente sobre a carne.

receita frango no tijolo

Pré-aqueça o forno a 204 ° C

Aqueça a colher de sopa de azeite restante numa frigideira grande resistente ao forno, com um nível de calor médio-alto. Quando a frigideira estiver realmente quente, coloque o frango com a pele para baixo e ponha os tijolos por cima, de forma a empurrarem o frango para baixo, contra a frigideira. Pode usar apenas um tijolo no caso do frango ser pequeno, mas normalmente os frango grandes precisam de dois tijolos.

receita frango no tijolo

Cozinhe até que a pele fique dourada, 6-8 minutos (não há problema nenhum em tirar os tijolos para espreitar).

receita frango no tijolo

Coloque a frigideira no forno e asse o frango com os tijolos em cima durante 25 minutos. Tire os tijolos e vire o frango ao contrário. Volte a colocar os tijolos e deixe o frango a assar durante mais 10 minutos ou até que o frango já esteja bem assado. O frango deve deixar sair um líquido quando o furar com um garfo; também pode introduzir um termômetro e assegurar-se de que lê pelo menos 74 ° C.

 
Um comentário

Escreva um comentário