Você está à procura de exercícios para os músculos abdominais? Se pretende obter uma barriga lisa ou músculos abdominais mais salientes de forma a obter um corpo mais estético, existem exercícios abdominais adequados às necessidades e objetivos de cada pessoa.

Se quer perder gordura na zona abdominal, não se esqueça de acompanhar os seus treinos de abdominais com uma dieta orientada para a perda de gordura.

Direcione os seus exercícios abdominais

Antes de começar a trabalhar os seus músculos abdominais através dos exercícios apropriados, deverá ficar a saber que o seu abdómem é composto por quatro músculos principais: o transverso, o oblíquo externo e o oblíquo interno e o reto abdominal.

Exercícios abdominais

Para trabalhar os abdominais existem três tipos principais de movimentos, as elevações de quadris (por exemplo elevações de quadris em barra fixa), de tronco (crunch em banco inclinado) e as pranchas.

Para ver as variantes desses exercícios de musculação, visite-se a nossa área dos exercícios de abdominais.

Exercícios de elevações de quadris

 Flexão do quadril suspenso em barra fixa  Flexão do quadril em banco inclinado
Flexão do quadril suspenso em barra fixa  Flexão do quadril em banco inclinado

Os exercícios de elevações de quadris trabalham sobretudo o músculo reto abdominal. Em teoria os exercícios de elevações de quadris poderiam trabalhar mais a parte inferior do reto abdominal.

Nestes exercícios é importante aproximar a anca do abdómen de forma a recrutar de forma eficiente o músculo reto abdominal. Para mais informações veja o o nosso artigo Como tornar os treinos de abdominais mais eficientes.

Exercícios de elevações de tronco

Abdominal em banco inclinado  Abdominal no chão
 Abdominal em banco inclinado  Abdominal no chão
 Abdominal na cadeira romana
 Abdominal na cadeira romana

Em teoria, os exercícios de elevações de tronco poderão trabalhar mais a parte superior do reto abdominal.

Exercícios de prancha

 Prancha  Prancha lateral
 Prancha Prancha lateral 

O exercício prancha é considerado por alguns estudos o melhor exercício para trabalhar os abdominais e a prancha lateral trabalha sobretudo os músculos oblíquo externo e interno.