Dieta anabólica 101: O guia definitivo da dieta anabólica

Dieta anabólica 101: O guia definitivo da dieta anabólicaA Dieta Anabólica é uma dieta que promove o aumento da massa muscular e a perda de gordura.

O Dr Mauro Di Pasquale desenvolveu a Dieta Anabólica como resposta ao uso de drogas anabolizantes. Ele queria uma dieta que proporcionasse resultados semelhantes, mas de forma natural e segura.

A Dieta Anabólica faz isso, manipulando as hormonas envolvidas no desenvolvimento muscular. A chave está na ingestão da combinação certa de alimentos nas alturas certas. Não é fácil, mas funciona se for feita da forma correcta. Aqui está, o guia definitivo da Dieta Anabólica.

Benefícios da Dieta Anabólica

A Dieta Anabólica é alta em proteína, alta em gordura e implica a ciclagem de carboidratos. Algumas das coisas que pode esperar com esta dieta são:

Perda de Gordura. Nesta dieta, forçamos o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia evitando o consumo de carboidratos durante 5 dias. O organismo armazena menos gordura porque ingerimos grandes quantidades dela. Irá livrar-se da gordura “difícil” de eliminar como o famoso pneu. Manter-se nos 10% de bf durante todo o ano é fácil.

Ganhos de massa muscular. O elemento-chave da Dieta Anabólica é a carne vermelha. Essa carne é rica em colesterol e gorduras saturadas, o que aumenta o seus níveis de testosterona. A testosterona é a principal hormona envolvida no processo de desenvolvimento muscular.

Melhoria da saúde. Níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos, menor crescimento de placa arterial, níveis de insulina controlados, menos alergias alimentares, menos acne, … Faça uma análise sanguínea antes de começar a dieta anabólica e compare-a com outra meses depois.

Mais energia. O facto de controlar a sua ingestão de carboidratos, irá fazer com que acorde cheio de energia. Nunca irá voltar a sofrer quebras dos níveis de açúcar ou sentir-se pesado após uma refeição. Também irá sentir-se menos irritável e sofrerá menos variações de humor.

Sem fome. A gordura sacia e mantém-no satisfeito por mais tempo. Nunca irá sentir fome com a dieta anabólica. Terá de se lembrar a si mesmo de fazer as refeições, apesar de que irá comer mais do que antes.

Como funciona a dieta anabólica.

A Dieta Anabólica funciona independentemente do seu género ou idade. E como qualquer dieta, funciona melhor se for combinada com o treino de musculação.

Aqui está a forma como se irá alimentar ao longo da semana quando seguir a Dieta Anabólica:

Dias da Semana. Proteínas, gorduras e vegetais. Ingira carne vermelha gorda, peixe gordo, ovos inteiros, queijos gordos, azeite, espinafres, brócolos, repolho, …

Dias do fim-de-semana. Ingira grandes quantidades de carboidratos. Pasta, arroz, pão, batatas, aveia, fruta, … Ingira uma menor quantidade de proteína e gordura.

Como iniciar a dieta anabólica

Utilize o programa FitDay para saber qual a sua ingestão calorias e macronutrientes. As regras da Dieta Anabólica são:

Determinar as suas necessidades calóricas. Regra geral, é o seu peso corporal x 18Kcal, mas a equação de Cunningham é mais certa. Leia este artigo.

O livro do Dr- Mauro di Pasquale é altamente recomendado para os interessados nesta dieta

12 dias sem carboidratos. Ingira apenas proteínas e gorduras durante 12 dias, ingira carboidratos durante apenas 2 dias. Depois alterne 5 dias sem carboidratos e 2 dias com carboidratos.

Dias sem carboidratos. 40% de proteína, 60% de gordura, 25 gramas de carboidratos no máximo. Os carboidratos devem ser provenientes de alimentos como os vegetais, ovos, carne, … Nada de aveia ou leite.

Dias de carboidratos. 15% proteína, 25% gordura, 60% carboidratos. Portanto, 60% das suas calorias devem ser provenientes de carboidratos. Esses irão preencher as suas reservas de glicogénio.

Demora cerca de 4 semanas a adaptar-se á Dieta Anabólica. Espere alguns problemas estomacais, cansaço, mudanças no humor, … Não desista. Tudo isso irá desaparecer se mantiver na dieta Anabólica.

Exemplo de um plano de refeições: Dias sem carboidratos.

Normalmente de Segunda a Sexta. Ingira apenas proteína e gordura, evite os carboidratos. Para obter uma lista dos alimentos que pode usar nesta altura, leia a lista de alimentos da Dieta Anabólica.

  • Pequeno-almoço. Ovos inteiros, bacon, espinafres.
  • Lanche. Queijo italiano ou francês.
  • Almoço. Bife, bróculos, azeite.
  • Lanche. Presunto italiano ou espanhol.
  • Pós-treino. Whey, azeite.
  • Jantar. Mackerek, salada, azeite, cubos de queijo.
  • Ceia. Queijo francês, sementes de linho, óleo de peixe

Exemplo de um plano de refeições: Dias com carboidratos.

Usualmente será no sábado e domingo. É melhor evitar treinar nesses dias, dado que uma ingestão alta de carboidratos tem tendência a causar cansaço.

  • Pequeno-almoço. Aveia, passas, leite.
  • Lanche. Bastante fruta
  • Almoço. Peito de frango, quinoa, espinafres
  • Lanche. Bastante fruta.
  • Jantar. Pasta integral, molho de tomate, queijo parmesão.
  • Ceia. Queijo cottage, amoras, sementes de linho, óleo de peixe.

Aspectos negativos da Dieta Anabólica.

A sua conta do talho irá aumentar e os fins de semana podem-se transformar em festas de comida. Mais aspectos negativos:

  • Difícil ganhar peso. A Dieta Anabólica é alta em gorduras, o que o deixa a sentir-se cheio e satisfeito por mais tempo. Isto torna mais difícil ganhar peso com a Dieta Anabólica, mas não é impossível.
  • Complicada. Terá de contar calorias, irá ciclar entre dias com carboidratos e dias sem carboidratos, pode-se tornar complicado escolher os alimentos, devido a todos os carboidratos escondidos, …
  • Não é bom para desportos. Os desportos como o rugby e MMA, não combinam bem com dietas baixas em carboidratos como a Dieta Anabólica: Exigem demasiados carboidratos como fonte de energia. Uma solução seria usar dias altos em carboidratos a meio da semana. Mas isso não é o ideal.

Devo seguir a Dieta Anabólica?

Se ingere carboidratos nos dias em que ingere muita gordura saturada e fontes de proteína com gordura, arrisca-se mais a desenvolver obesidade e diabetes. Mantenha-se na Dieta Anabólica, ou arrisca-se a desenvolver efeitos adversos.

Se nunca seguiu uma dieta, siga as 8 regras de nutrição, ou a dieta do paleolítico durante 12 meses. Depois, estará pronto para regimes mais avançados como a Dieta Anabólica, caso necessite, dado que, irá perder gordura seguindo as 2 dietas anteriormente mencionadas.

Se gosta dos nossos artigos, pode subscrever a nossa newsletter!

14 Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *