Conheça o exercício razor curl

Conheça o exercício razor curlSendo instrutor de musculação, tento sempre ter uma variedade de exercícios eficientes para trabalhar cada grupo muscular e assim poder aplica-los nos meus alunos/clientes.

As razões para eu fazer isso são várias:

  • Pode acontecer que um determinado exercício não funcione bem num determinado atleta, ou porque não sente bem o músculo-alvo a trabalhar durante a realização do exercício.
  • Possibilidade de existência de lesões que dificultam ou impedem a realização de terminados exercícios com segurança.
  • Para poder alterar o exercício utilizado no programa de treino de forma a evitar o aborrecimento e posterior estagnação dos progressos.

Mas a verdade é que sempre senti alguma dificuldade em encontrar exercícios para trabalhar especificamente os isquiotibiais (femorais) de forma eficiente, pelo menos de forma tão eficaz como as flexões de pernas em máquina.

Pelos motivos acima descritos e também por ser um indivíduo bastante curioso, gosto especialmente de conhecer e de aprender novos exercícios, e um dos exercícios que não conhecia, mas que me chamou muito a atenção recentemente e que me surpreendeu pela positiva, foi o Razor curl.

O razor curl é um exercício de isquiotibiais mais “funcional”, uma vez que neste exercício o corpo todo é estendido e requer que tanto os joelhos como a anca sejam flexionados a 90 graus de forma simultânea com uma contração completa dos isquiotibiais para aumentar mais a flexão dos joelhos.

O exercício flexões de pernas é, segundo algumas análises EMG, um dos exercícios mais eficientes para recrutar os músculos isquiotibiais, e num estudo recente que comparou o exercício razor curl com o exercício flexões de pernas, este não encontraram diferenças significativas em termos de ativação muscular dos músculos isquitobiais entre ambos (1).

No entanto, no que diz respeito aos níveis de contração isométrica máxima, o razor curl foi superior ao exercício flexões de pernas, pois originou uma maior ativação geral dos isquiotibiais.

Os investigadores do estudo afirmaram:

Se se pretender treinar a funcionalidade completa dos isquiotibiais, deve-se focar no razor curl. Devido à sua funcionalidade, o razor curl está concebido para aumentar a contratilidade dos isquiotibiais, colocando o quadril em flexão.

Como realizar o razor curl

Existe um banco/acessório específico para realizar este exercício, é o mesmo utilizado para realizar o exercício glute ham raise.

Mas no caso de não ter acesso a este acessório, também é possível realizá-lo apoiando os tornozelos e os joelhos nos suportes almofadados de uma máquina de polia alta (imagem abaixo à esquerda).

Outra forma de o fazer é no chão com a ajuda de um companheiro que irá segurar e manter os seus tornozelos fixos enquanto realiza o movimento (imagem abaixo á direita).

Conheça o exercício razor curl

Mais abaixo pode ver imagens da execução do exercício:

 razor curl  razor curl
Início Final

Veja também um vídeo que mostra a execução correta deste exercício:

E aqui tem um exercício diferente que pode utilizar para variar os seus treinos de pernas e trabalhar os seus isquiotibiais de uma forma ligeiramente diferente. Se já está farto de realizar sempre o mesmo exercício para os isquiotibiais treino após treino e semana após semana, então experimente este que descrevemos neste artigo.

Nota: não se esqueça de realizar este exercício de forma lenta e controlada.

Referência!

 
2 Comentários

Escreva um comentário