Como realizar a remada alta

Como realizar a remada altaSão várias as pessoas e treinadores que afirmam que a remada alta é um exercício perigoso e prejudicial para as articulações dos ombros, será verdade?

Na minha opinião não, e isso tem muito a ver com a forma como o exercício é realizado. Certamente que o método tradicional de realizar o exercício é altamente arriscado. Irei demonstrar a forma típica abaixo.

Como realizar a remada vertical

Como pode ver na imagem, os cotovelos estão a ser levados até bastante acima (o objetivo muitas vezes é levantá-los ao até nível das orelhas) e isso certamente acaba por colocar a coifa dos rotadores numa posição de alto risco mesmo com um excelente controlo dos ombros.

Para além disso, na verdade, não irá obter um envolvimento da musculatura dos ombros ainda maior por subir a barra assim tão alto. Por isso, estará a aumentar o risco sem na verdade obter algum benefício adicional do movimento.

Por estar razões, eu certamente não recomendo a realização da remada alta com essa técnica. O risco é bastante elevado e os benefícios extra são relativamente reduzidos.

Isto é especialmente verdade dado que é fácil modificar o movimento de forma a torna-lo mais seguro para os ombros, mas que trabalhe os músculos dos deltoides com a mesma eficiência.

E a forma de fazer isso é realizando o movimento em que se para quando os cotovelos chegam à altura dos ombros (isto normalmente significa levantar a barra no máximo até ao nível do esterno, tal como pode ver na imagem abaixo.Como realizar a remada vertical

A forma de execução acima tem um potencial muito menor de provocar problemas nas articulações dos ombros, simplesmente limitando a amplitude do movimento. No entanto, ainda assim proporciona uma estimulação completa da parte medial dos deltoides.

Como realizar a remada alta

Ao contrário da forma com que Arnold Schwarzeneger realizava este exercício, de forma a minimizar o risco de lesão e tornar o exercício mais seguro, suba a barra apenas até à parte inferior do peitoral e/ou até que os cotovelos fiquem ao nível dos ombros.

Devo mencionar que isto ainda requer alguma capacidade de controlar a escápula (em termos de manter os ombros em baixo e não deixa-los subir) por isso, um indivíduo com uma lesão na coifa dos rotadores, ainda pode ter problemas com isso.

Mas para alguém com um bom controlo escapular e sem problemas nos ombros, não vejo nenhum problema em realizar a remada alta desta forma.

Como nota final, sugiro que realize o movimento com corda ou com halteres. Os pulsos tendem a ficar um pouco lesionados ao usar uma barra. Por isso, mesmo que o movimento não prejudique os seus ombros, ainda poderá prejudicar os seus pulsos.

E se, claro, realizar a remada alta desta forma ainda prejudicar os seus ombros, desista do exercício. A verdade é que os exercícios podem ser considerados seguros ou prejudiciais para um determinado indivíduo numa dada série de circunstâncias. Se um movimento lhe causar dor, então não é um bom movimento para si.

Se gosta dos nossos artigos, pode subscrever a nossa newsletter!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *