Como ganhar peso

como ganhar pesoAlgumas das perguntas que me fazem com maior frequência são: “Como faço para ganhar peso?” e ainda “Que suplemento devo tomar para ganhar peso?“.

Como deveria ser óbvio, as pessoas que me colocam estas questões têm bastantes dificuldades em conseguir isso.

Em primeiro lugar, temos que esclarecer uma coisa. Quando se fala em ganhar peso, o que a maioria das pessoas deseja na verdade é ganhar massa muscular. Quase ninguém quer ganhar gordura, certo?

Portanto se deseja ganhar massa muscular magra, praticamente isenta de gordura, terá obrigatoriamente que treinar com intensidade e controlar bem a sua dieta.

Se pretende apenas ganhar peso e não se importa se esse aumento irá ser de gordura ou de massa muscular, então nem sequer precisa de treinar e basta passar o dia inteiro a comer comida de plástico.

Por isso, sem dúvida que o mais correto será dizer que deseja ganhar massa muscular, e nesse caso, aqui está o que tem que fazer para conseguir isso:

Comece a comer mais

Sei muito bem o que está a pensar neste preciso momento: “Já estou a comer muito”. Nem imagina a quantidade de vezes que já ouvi comentários como “Como como um leão”. Mas na verdade não está. Apenas pensa que está a comer uma grande quantidade de comida.

Você não vai conseguir ganhar peso / massa muscular com refeições à base de saladas ou de verduras, ou à base de iogurtes magros. Embora isso lhe possa parecer muita comida, na realidade não é. E porquê?

Porque você não está a conseguir ganhar peso…

Na realidade não importa a quantidade de comida ou de calorias que está a ingerir neste momento. Por mais difícil que lhe possa parecer, se quer ganhar peso, vai ter que seguir uma dieta hipercalórica. Ou seja, irá ter que comer ainda mais do que habitualmente.

ganhar pesoPortanto tem aqui duas opções:

  • Continuar a comer da mesma forma que tem vindo a fazer até agora. O resultado disso prático disso irá ser a falta de resultados, isto é, irá permanecer exatamente igual.
  • Comece a comer mais e ganhe peso. Como resultado irá permitir que o seu corpo comece a ganhar massa muscular e também a obter progressos em termos de força.

Vai ter que encontrar uma forma de conseguir comer o suficiente para que os números da balança comecem a subir rapidamente. De forma consistente mas não demasiado rápida. Um ou dois quilos por mês no máximo, será o suficiente. Isso num ano poderá significar um aumento de 12 a 24 quilos.

Em termos de suplementos, no caso de ter a sorte de pertencer ao grupo dos 70% das pessoas que “respondem” à creatina, então a toma deste suplemento será uma forma de ganhar peso e força dentro de poucas semanas.

Torne-se mais forte

Se quer ganhar peso, e especialmente se pretender ganhar massa muscular e não gordura, então terá mesmo que ir ganhando força de forma progressiva ao longo do tempo. Vai ter que se tornar bastante mais forte do que é neste momento.

Na realidade você não está só a querer aumentar a força. Esforçar-se por aumentar a força no ginásio é mais conhecido como sobrecarga progressiva.

treino hipertrofiaA sobrecarga progressiva é quase magia, pois proporciona um aumento da força e da massa muscular, bastante massa muscular. E é precisamente isso que você procura, certo?

Já alguma vez se questionou porque motivo quase todos os sistemas de treino funcionam?

Isso acontece porque as pessoas que os seguem mantêm-se dedicadas e consistentes de forma a conseguirem ganhar força com esse sistema. Não é assim tão complicado.

Na maioria dos casos não importa qual é o programa de treino que está a seguir, desse que seja estruturado por alguém que perceba minimamente da coisa.

Dê preferência a um programa de treino que o motive a treinar, vá ao ginásio e torne-se progressivamente mais forte ao longo dos dias, semanas e meses.

Mantenha-se consistente

Sei que isto parece demasiado óbvio, mas não é fácil permanecer consistente. A maioria das pessoas acaba por desistir do plano alimentar e regressam à sua “zona de conforto” e aos hábitos alimentares anteriores.

Quantas pessoas conhece que treinam 3-4 dias por semana, 52 semanas por ano sem falhar? Provavelmente muito poucas.

Quantas pessoas conhece que compraram uma bicicleta estática que agora apenas serve para pendurar casacos? Provavelmente várias.

Acontece o mesmo em relação à dieta e à nutrição. Quantas pessoas conhece que conseguem seguir um plano alimentar durante um ano inteiro? Provavelmente nenhuma.

Se conseguir manter-se consistente, comendo da forma adequada e treinando com pesos progressivamente mais pesados ao longo do ano, então irá conseguir ganhar peso. Caso contrário, se falhar em seguir a dieta e os treinos durante vários dias ou semanas, então não irá conseguir obter progressos.

Não seja mais um desses tipos que seguem o seu plano de treino e de dieta a meias e depois vão para os fóruns e facebook queixar-se de que o plano não presta.

Para a maioria das pessoas a aplicação correta do princípio da sobrecarga progressiva e a ingestão de uma quantidade maior de comida irá funcionar sempre, desde que isto seja feito de forma simultânea, adequada e consistente.

Se gosta dos nossos artigos, pode subscrever a nossa newsletter!

2 Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *