Como desenvolver e estirar os músculos gastrocnémios (gémeos)?

É possível enfatizar o solear ou os gastrocnémios com exercícios e estiramentos diferentes. Aqui usamos o conceito de insuficiência activa e passiva.

Quais são os diferentes músculos dos gémeos?

Gastrocnémios: O gastrocnémio é o músculo que tem duas cabeças e é visível do exterior como tendo uma forma de duas cabeças de diamante. O gastrocnémio tem 2 funções: Flexão do joelho e elevação do calcanhar.

Solear: O músculo solear encontra-se abaixo do gastrocnémio e não é fácil de visualizar. O apenas realiza uma função, que é a de levantar o calcanhar como no exercício elevações de gémeos.

Como desenvolver os seus músculos gastrocnémios e solear? 

Elevações de gémeos sentado: As elevações de gémeos trabalham mais o músculo solear do que os gastrocnémios, dado que os gastrocnémios se encontram quase inactivos durante os exercícios com os joelhos dobrados.

Os gastrocnémios já são usados quando os joelhos se encontram dobrados e, portanto, não pode trabalhar para elevar os calcanhares. A isto chama-se princípio da insuficiência activa.

Elevações de gémeos em pé: Por outro lado, as elevações de gémeos em pé enfatizam igualmente bem tanto os gastrocnémios como o solear.

Como estirar os seus músculos gastrocnémios e solear?

Pernas rectas: o estiramento com pernas rectas, estira principalmente os gastrocnémios.

Joelhos dobrados: o estiramento com os joelhos dobrados alongam mais o músculo solear, já que nessa posição os músculos gastrocnémios encontram-se contraídos.

Aplicações Práticas

  • Os exercícios com as pernas rectas perna trabalham ambos os músculos solear e gastrocnémios. As elevações de gémeos sentado só trabalham o músculo solear.
  • O estiramento com pernas dobradas atinge os músculos gastrocnémios enquanto os estiramentos com os joelhos flexionados atinge o músculo solear.

Se gosta dos nossos artigos, pode subscrever a nossa newsletter!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *