A seguinte calculadora dá-lhe uma estimativa da sua % de gordura corporal e de massa corporal magra baseado na sua altura, idade e medidas de espessura de 3 pontos com pregas cutâneas.
Homem:
  • Peitoral - Realizada na diagonal na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo
  • Abdominal - É determinada paralelamente ao eixo longitudinalmente do corpo, aproximadamente a 2 cm à direita da parte lateral da cicatriz umbilical.
  • Quadril - É determinado paralelamente ao eixo longitudinal da perna sobre o músculo do recto femural a 1/3 da distância do ligamento inguinal e o bordo superior da rótula.
 
Mulher:
  • Triceps - Medida vertical tirada a meio entre a parte superior do ombro e o cotovelo.
  • Supra-ilíaco - o avaliado afasta ligeiramente o braço direito para trás. Esta prega é realizada no sentido oblíquo a 2 cm acima da crista ilíaca antero-posterior na linha da prega axiliar média.
  • Quadril - É determinada paralelamente ao eixo longitudinal da perna sobre o músculo do recto femural a 1/3 da distância do ligamento inguinal e o bordo superior da rótula

Género Masculino Feminino
Idade   em anos
Peso kgs libras
Medida do peitoral (Só homens)   mm
Medida do abdomén (Só homens)   mm
Medida do quadril (Homens e mulheres)   mm
Medida dos tríceps (Só mulheres)   mm
Medida do suprailíaco (Só mulheres)   mm



A calculadora acima é baseada no método de 3 pontos de Jackson-Pollock e é razoavelmente exato para a maioria das pessoas. No entanto, este método, tal como a maioria dos métodos populares de pregas cutâneas tende a subestimar os níveis de gordura corporal em culturistas muito definidos.

Para realizar cada medida: Usando a ponta do seu polegar e dedo indicador, agarre a pele da área a ser medida. Afaste a pele do músculo, assegure-se de que "agarra" toda a gordura subcutânea por baixo da pele, mas não inclua o músculo. Meça a espessura desse pedaço de gordura e pele, em milímetros, com uma fita métrica ou pregas cutâneas (fat callipers).

Se tem pregas adiposas, estas devem ser colocadas próximo do local onde os dedos agarraram a pele, de forma a se poder obter uma medida fidedigna (A cerca de 1 cm dos dedos). Liberte as pregas e espere dois segundos antes de tirar a medida.

Tire a medida do mesmo local mais algumas vezes (liberte o pedaço de pele e volte a agarrar de novo para cade medida) e depois tire a média - cada medida deve estar dentro de 1 ou 2 mm de outra.

Se não tem pregas adiposas, terá de tirar as medidas com uma régua ou fita métrica. O procedimento difere entre gêneros. Os homens devem tirar as medidas nas zonas do peitoral, abdominal e quadríceps. As mulheres devem tirar as medidas nas zonas dos tríceps, suprailíaco e quadríceps. As localizações para ambos os sexos estão ilustradas acima.