Aumente a sua força observando os seus músculos a trabalhar

Aumente a sua força observando os seus músculos a trabalharPor fim encontramos a resposta. Porque motivo sabe bem treinar os bíceps, ombros ou qualquer outro grupo muscular em frente a um espelho?

De acordo com Satoshi Hirose, um investigador da Universidade de Kyoto, pode-se gerar mais força num movimento, se puder ver o movimento que está a realizar.

“Hirose” faz pesquisa no campo da influência da informação visual no funcionamento dos músculos. Num estudo experimental recentemente publicado em “Neuroreport”. Hirose colocou 16 voluntários a contraírem uma mola. As sessões de contracção duraram um minuto e nesse período de tempo os voluntários do estudo tinham de contrair a mola 90 vezes. A força que os voluntários desenvolveram foi registada.

Os voluntários sentaram-se em frente a um ecrã, no qual Hirose projectava imagens de uma mão que estava a contrair e a relaxar ao mesmo ritmo que os indivíduos tinham que contrair. Aos voluntários também foi mostrada imagens da própria cara de Hirose´s, descontraído e a fazer esforço, fotos de um pé a contrair e a descontrair, e de uma bola grande e depois uma pequena. A figura abaixo dá uma ideia.

Observar a mão a contrair e a relaxar, aumentou a força com os voluntários do estudo apertavam a esponja. Visualizar as outras imagens não teve nenhum efeito estatístico significativo.

As imagens só estimularam a força se os indivíduos testados as observassem na altura certa – por isso, visualizaram a imagem da mão contraída ao mesmo tempo que apertavam a esponja.

Tabela 1

Hirose concluiu que é mais eficiente trabalhar determinados músculos se conseguirmos realmente ver esses músculos a trabalhar. Nós, os compiladores deste blog na net, pensamos que as suas descobertas também são interessantes para os atletas, que poderiam aumentar a qualidade do seu treino de força, observando os seus músculos a moverem-se durante as sessões de treino.

Referência!

 

Escreva um comentário