As bebidas desportivas funcionam melhor frias

As bebidas desportivas funcionam melhor friasQuando está uma temperatura elevada no exterior, as bebidas desportivas funcionam melhor frias.

Em 2008, cientistas de desporto da Universidade de Loughborough, na Inglaterra demonstraram que as bebidas desportivas frias potenciam mais o vigor dos atletas de resistência” do que as bebidas mornas.

Os realizadores efectuaram uma experiência com oito indivíduos saudáveis moderadamente activos, que não estavam habituados ao calor. Durante as experiências, a temperatura exterior era de 4 graus acima de zero, enquanto a temperatura no laboratório era de 35 graus Celsius e a humidade relativa do ar era de 60 por cento.

Os sujeitos tiveram de pedalar até ao ponto de exaustão, e a cada três minutos, os investigadores colocaram os voluntários a pedalar um pouco mais rápido. A cada dez minutos, os voluntários receberam um copo contendo 100 ml de limonada livre de açúcar. Numa ocasião, a temperatura da limonada foi de 4 graus [Cold] – a temperatura média de um frigorífico – e noutra ocasião a temperatura da limonada foi de 37 graus [Warm].

Quando os indivíduos receberam a bebida fria, conseguiram pedalar durante 63,8 minutos quando administrado a bebida fria. Quando receberam a bebida quente, só conseguiu pedalar durante 52,0 minutos. A figura abaixo mostra o porquê: a bebida desportiva fria reduziu o nível a que a temperatura do corpo aumentou. Os homens foram menos afectados pelo calor e ficaram fatigados com menor rapidez.

Tabela 1

Tabela 2

Tabela 3

Os investigadores concluíram:

Ao contrário das estratégias de pré-resfriamento convencionais, muitas vezes criticadas devido à sua inviabilidade, uma melhor capacidade de resistência com o pré-resfriamento por meio de ingestão de líquidos frios, parece atraente.

Tendo em conta que a hidratação antes e durante uma actividade de resistência, especialmente em locais quentes, é uma pratica comum e aconselhada.

Referência!

 

Escreva um comentário