Alongamentos antes do treino de musculação diminuem a força?

alongamentos afetam forçaA prática de realizar exercícios de alongamentos antes do treino com pesos ainda é habitual entre muitos praticantes de musculação e atletas de força, mas será que beneficia ou prejudica a performance?

O estudo

Um estudo recente focou-se precisamente neste tema e para a realização do mesmo os investigadores recrutaram 9 participantes que foram distribuídos por três grupos.

  • Grupo SW: Realizou um aquecimento específico de 20 rep com uma carga de 12RM.
  • Grupo PSS: Realizou exercícios de alongamento estáticos antes do treino de musculação.
  • Grupo BS: Realizou exercícios de alongamento balísticos antes do treino de musculação.

O estudo consistiu em 6 visitas com um período de descanso de 48 entre sessões

O treino de musculação consistiu em 3 séries de 12RM de 4 exercícios: Leg Press, Leg Extension, Leg Curl e Flexão Plantar. O período de descanso foi de 90 segundos entre exercícios e séries.

O treino de alongamentos (estáticos e balísticos) consistiu em três séries para cada grupo muscular.

Resultados:

O grupo que realizou o aquecimento específico e não realizou estiramentos foi o que conseguiu realizar um maior número de repetições nos 4 exercícios.

Dos 3 grupos aquele que realizou alongamentos estáticos foi o que teve piores resultados, realizando o menor número de repetições, tal como pode ver nas tabelas abaixo.AlongamentosAlongamentos 2

Os investigadores especulam que esta redução do desempenho poderá dever-se aos alongamentos provocarem uma redução da ativação neuronal induzida pelo orgão tendinoso de Golgi e por mudanças na arquitetura muscular.

Na conclusão, os investigadores escreveram:

Os alongamentos estáticos e balísticos não devem ser recomendados antes de uma sessão de treino de musculação porque, de acordo com os resultados apresentados, uma sessão de alongamentos pré-exercício prejudica a performance no treino de musculação subsequente.

Antes de terminar este artigo, note que é possível obter maiores ganhos de força realizando sessões de alongamentos estáticos, mas em dias separados dos dias de treino com pesos.

Referência!