O músculo quadríceps do fémur, que em latim significa “quatro cabeças”, é um grande grupo muscular da frente da coxa e é o principal grupo muscular responsável pela extensão das pernas.

O quadríceps é crucial para a nossa capacidade de caminhar, correr, saltar, agachar e flectir a anca.

Todos nós já ouvimos o velho ditado “levante com as suas pernas, não com as costas“, isso é porque os seus músculos das pernas, principalmente os seus quadríceps, são muito maiores e mais fortes do que os seus músculos da zona lombar, por isso é mais fácil levantar pesos dessa forma e também provoca menos stress nos pequenos músculos da zona lombar.Alongamento quadríceps

Para começar a alongar os músculos quadríceps, comece por colocar-se em pé com a cabeça levantada, depois de forma lenta, vá levantando uma perna para cima atrás de si. Quando conseguir, agarre o seu tornozelo e puxe-o para cima, tentando tocar com o calcanhar na sua nádega.

Se não tem experiência em alongar os quadríceps, então use a mão oposta para se equilibrar segurando-se com força numa barra ou peça de equipamento de musculação fixa.

Para adicionar algum alongamento adicional ao reto femoral, puxe o tornozelo para trás à medida que for puxando para cima.

Os principais músculos alongados são o reto femoral, vasto lateral, vasto medial e o vasto intermédio. Os músculos secundários alongados são o tensor das fáscia lata e o iliopsoas.

Benefícios do alongamento dos quadríceps:

  1. Ajuda a fortalecer o grupo muscular dos quadríceps, ajudando assim a fortalecer a capacidade de estabilização e de equilíbrio enquanto se caminha ou a realizar qualquer outro tipo de exercício.
  2. Aumenta a flexibilidade dos músculos dos quadris.
  3. Ajuda a prevenir lesões nas costas ao fortalecer os músculos das pernas.
  4. Melhora a circulação sanguínea nos músculos das pernas.
  5. Relaxa e aquece os quadríceps antes dos exercícios, o que por sua vez ajuda a prevenir lesões.
  6. Após os treinos, ajuda a relaxar os músculos que foram trabalhados de forma intensa durante os treinos, ajudando a eliminar os resíduos remanescentes e a reduzir a dor tardia.

Exerc along v