Agachamento com barra livre é superior ao agachamento em máquina smith.

Se puder escolher entre fazer um agachamento com pesos livres ou numa máquina Smith, prefira o agachamento clássico à moda antiga.Se puder escolher entre fazer um agachamento com pesos livres ou numa máquina Smith, prefira o agachamento clássico à moda antiga.

De acordo com um estudo de ponta – um em que os pesquisadores colocaram eléctrodos nos músculos dos atletas – fazer um agachamento com pesos livres estimula literalmente de forma mais intensa todos os grupos musculares da parte inferior do corpo, do que o agachamento na máquina.

Em teoria há muito que pode ser dito em relação ao agachamento na máquina Smith, admitem os pesquisadores que trabalham na Universidade de Saskatchewan, no Canadá. Por um lado, o movimento é mais estável e, portanto, provavelmente mais seguro.

No estudo canadense, que em breve será publicado no “Journal of Strength and Conditioning Research“, a maior estabilidade teve o efeito de permitir que os atletas fossem capazes de levantar 13-25 kg a mais na máquina do que com pesos livres.

Mas significa isso que os seus gémeos, quadríceps, abdominais e músculos das costas irão trabalhar mais, se começar a fazer os seus agachamentos numa máquina Smith?

Os pesquisadores recrutaram seis atletas experientes e colocaram-nos a fazer uma série de 8 repetições na máquina e com pesos livres. Os pesquisadores afixaram eléctrodos nos músculos os indivíduos do teste, para que pudessem monitorizar a atividade eléctrica.

Nesta tabela, TA significa “Tibial Anterior”; Gastroc está para “Gastrocnémios” (Gémeos); VL significa “Vasto lateral” um dos músculos dos quadriceps; e VM está para “Vasto Medial”, que também pertence ao grupo dos quadriceps.

Tabela 1

Como se pode ver, todos os grupos musculares trabalharam com maior intensidade (maior estimulação eléctrica significa também um maior recrutamento do número de unidades motoras), quando os atletas realizaram os agachamentos com barra livre, mas a diferença mais significativa foi ao nível dos músculos gastrocnémios e Vastus Medial, que foram mais estimulados em 34% e 49% respectivamente, no agachamento com barra livre!

Na tabela abaixo poderemos observar as diferenças de (EMG) entre as 2 formas de execução do agachamento:

Nesta tabela, TA significa “Tibial Anterior”; Gastroc está para “Gastrocnémios” (Gémeos); VL significa “Vasto lateral” um dos músculos dos quadriceps; e VM está para “Vasto Medial”, que também pertence ao grupo dos quadriceps.

Tabela 2

A diferença mais significativa, foi ao nível dos bíceps femorais, que foram estimulados em mais 26% no agachamento livre do que na maquina Smith.

Juntando todos os grupos musculares testados, estes trabalharam mais 43% no agachamento em barra livre, do que no agachamento em máquina Smith.

Os investigadores chegaram à conclusão de que:

O agachamento com barra livre é provavelmente superior ao agachamento em máquina Smith para trabalhar os grandes grupos musculares das pernas, e provavelmente proporcionará um maior aumento do nível de força e hipertrofia ao longo do tempo de treino!

De notar que, vários treinadores e especialistas a nível mundial entre os quais (Charles Poliquin, Stuart McRobert´s), afirmam que o agachamento, quando efectuado na máquina Smith, e máquina similares, prejudicam a articulação do joelho.

Isso acontece porque, um indivíduo, ao realizar o agachamento de forma mais recta, afasta a tensão da zona lombar, minimizando a extensão dos grupos musculares da cadeia posterior (Erectores da Espinha, Glúteos e Bíceps Femoral), ou seja diminuem a participação do bíceps femoral no agachamento, no entanto, o biceps femoral, é um dos grupos musculares responsáveis pela estabilização da articulação do joelho.

O resultado disso, é que o conjunto de tensões na articulação se altera, de forma a separar a articulação, assim como se coloca também um tremendo “stress” no “ligamento anterior cruzado” (ACL), um dos principais ligamentos da articulação do joelho, que promove a sua estabilização.

Forças de compressão

A ilustração acima do lado direito representa as forças de tensão sobre a articulação do joelho, durante a execução do agachamento com barra livre, enquanto que, a ilustração do lado esquerdo, mostra as forças de tensão que ocorrem durante a realização do agachamento em máquina Smith,

A diferença em relação ao agachamento com barra livre, acontece devido à diminuição do envolvimento dos Bíceps Femorais nesta forma de realizar o exercício.

Pelos vários motivos apresentados neste texto, o autor deste artigo aconselha os atletas a realizarem os agachamentos com barra livre, de preferência com a supervisão de um profissional qualificado.

Referência!

Se gosta dos nossos artigos, pode subscrever a nossa newsletter!

Um comentário

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *