Agachamento com 100 kg mais pesado do que a prensa de pernas com 200 kg

Agachamento com 100 kg mais pesado do que a prensa de pernas com 200 kgO peso você desloca na prensa de pernas é uma fracção do que pode levantar no agachamento.

Cientistas de desporto da Universidade do Arizona East State, publicaram fórmulas em 2004, que você pode usar para calcular quantos kg pode levantar no agachamento se souber quanto consegue levantar na prensa de pernas – e vice-versa.

Os pesquisadores determinaram a força de 30 atletas voluntários [novatos] e 30 atletas que tinham vindo a treinar de forma regular há mais de 6 meses [avançados] quantos kg eles só poderiam conseguir fazer 10 repetições, de agachamento e prensa de pernas.

Os atletas usaram uma prensa de pernas como as mais comuns nos ginásios, em que se empurra o peso para a frente num ângulo de 45 graus. A história abaixo não se aplica a outros tipos de máquinas de prensa de pernas.

Como se poderia esperar, os atletas avançados foram um pouco mais forte do que os novatos.

Tabela 1

O primeiro gráfico abaixo mostra quantos quilogramas os novatos puderam levantar na prensa de pernas e agachamento. O segundo gráfico mostra o mesmo, mas para os atletas avançados. O gráfico na parte inferior mostra os dados de todos os voluntários que participaram no teste.

Tabela 2, 3 e 4

Os pesquisadores usaram estatísticas para obterem uma fórmula a partir dos seus dados, que representa a relação entre a quantidade de kgs com que os atletas podem fazer 10 repetições de cada exercício.

Novatos: número de kg no agachamento = kg para a prensa de pernas vezes 0,21 mais 36.

Avançados: número de kg no agachamento = kg para a prensa de pernas vezes 0,31 mais 19.

Número de quilogramas de agachamento = kg para a prensa de pernas vezes 0,35 mais 2.

Se você vir alguém, e não souber há quanto tempo está a treinar, a fazer 10 repetições na prensa de pernas com 200 kg, então poderá obter uma estimativa da quantidade de quilos que pode levantar no agachamento multiplicando 200 por 0,35, e então adicionando mais 2 quilos para obter resultado final.

Então é assim que podemos ver porque motivo o agachamento com 100 kgs é mais pesado do que a prensa de pernas com 200 kg.

Referência!

 

Escreva um comentário