A proteína whey aumenta o número de células satélite

proteina wheyA proteína whey é constituída por soro de leite, uma proteína que está presente no leite e que pode proporcionar vários benefícios para a saúde, bem como promover uma maior hipertrofia muscular, especialmente quando é ingerida antes e depois dos treinos.

Agora, um estudo realizado recentemente parece confirmar que a proteína whey pode realmente ajudar a promover um maior aumento da massa muscular.

Este estudo realizado em seres humanos e que publicado em Julho deste ano (2014), investigou o efeito da suplementação com proteína whey hidrolisada na acumulação de células satélite nas fibras musculares, após a realização de exercícios de musculação de forma excêntrica (negativas).

As células satélite presentes no músculo esquelético são essenciais para os processos de regeneração e de remodelação relacionados com os danos musculares que ocorrem após os treinos de musculação.

Os investigadores deste estudo recrutaram 24 indivíduos jovens, que foram separados em dois grupos. Um dos grupos recebeu uma bebida com 28 gramas de proteína whey + 28 gramas carboidratos no final do treino, e o outro grupo recebeu uma bebida que continha apenas 56 gramas de carboidratos (grupo placebo).

Neste estudo foram realizadas várias análises e biopsias musculares ao longo de 24 horas após a realização de um treino intenso. Os dados obtidos confirmaram que o grupo que ingeriu proteína whey obteve um maior aumento do número de células satélite por fibra muscular, em comparação com o grupo placebo.

Os investigadores afirmaram:

Em conclusão, a suplementação com proteína whey poderá acelerar a proliferação de células satélite como parte do processo de regeneração ou de remodelação após a realização de exercício excêntrico de alta intensidade.

As células satélite são essências para a reparação, substituição e formação de fibrilas musculares após a ocorrência de danos musculares.

Na verdade, estas células desempenham um papel crucial no fenómeno de supercompensação, através do qual ocorre a hipertrofia muscular e o aumento da força após a devida recuperação dos treinos intensos.

Tendo em conta que os praticantes de musculação, powerlifters e outros atletas necessitam de se recuperar de forma rápida dos treinos pesados, de forma a poderem continuar a obter progressos, de acordo com estes dados, faz todo o sentido ingerir uma bebida com proteína whey e carbohidratos no final dos treinos.

Referência!

 
7 Comentários

Escreva um comentário