7 motivos para realizar o agachamento frontal

agachamento frontalJá praticamente todos os leitores sabem que o agachamento clássico é o movimento número um da cultura física, mas eu acredito que o agachamento frontal é ainda melhor.
Continue a ler para ficar a conhecer as 7 razões que me levam a dizer isso.

1º Excelente exercício para trabalhar os quadríceps: O agachamento frontal é um excelente movimento para obter quadríceps mais fortes e desenvolvidos – aliás, é provavelmente o melhor movimento que existe. Devido à posição mais ereta, irá enfatizar mais os quadríceps.

2º Trabalha mais os abdominais: Uma vez que irá manter o peso à frente do seu corpo, e terá que manter o seu tronco ereto, a sua zona abdominal irá ter de trabalhar mais para estabilizar o peso e mantê-lo ereto. Se verificar que está a inclinar-se muito para a frente quando realiza o agachamento clássico (com a barra na nuca), irá ficar mais forte e resolver esse problema se mudar para o agachamento frontal durante algum tempo.

3º Melhora a sua técnica: Uma vez que a barra é colocada à sua frente, nos seus ombros, o agachamento frontal é parecido com outros exercício e fortalece a “base” desses movimentos/presses. Power Cleans, Press militar, etc. todos partilham a mesma posição “inicial” do agachamento frontal. Ganhar força e prática no agachamento frontal também o irá ajudar nesses exercícios.

4º Posição da espinha mais natural: Irá ficar numa posição mais reta no agachamento frontal… a sua espinha estará numa posição “ereta” mais neutra. Isto combinado com o fato de que irá levantar menos peso, a longo prazo, irá ser mais saudável para a sua espinha dorsal.

variações agachamento frontal

Como pode ver, no agachamento frontal assume-se uma postura mais ereta.

5º Muito melhor para a zona lombar: A maioria das pessoas têm problemas lombares e o agachamento clássico pode agravar essas condições.

Mas uma vez que a parte superior do corpo estará mais ereta (em vez de se inclinar para a frente como no agachamento clássico) a zona lombar estará menos sujeita a forças compressivas.

O fato de usar menos peso também sujeita a zona lombar a menos forças. Muitos atletas começaram a realizar agachamento frontal depois de se terem lesionado na zona lombar.

6º Menos prejudicial para os joelhos: Os estudos indicam que as forças compressivas nas articulações dos joelhos são muito menores durante o agachamento frontal do que durante o agachamento clássico. Forças elevadas e contínuas de compressão nos joelhos, podem provocar perda de cartilagem e osteoartrite (dor e inflamação nos joelhos).

7º Estímulo idêntico ao agachamento clássico: Pelo menos um estudo verificou que, mesmo com menos peso, o agachamento frontal proporciona o mesmo nível de ativação muscular geral das pernas que o agachamento clássico.

Se tiver dúvidas em relação à técnica para realizar este exercício, veja este vídeo! E para ficar a conhecer mais exercícios para treinar os quadríceps, consulte esta nossa página!

Referência!

 
2 Comentários

Escreva um comentário